Redação AI (15/05/06)- Com 40 anos de atuação no País e possuidora de 38 granjas independentes, a Companhia de Alimentos do Nordeste (Cialne) vai expandir a produção de aves e ovos férteis no Ceará. A empresa está investindo R$ 25 milhões na construção de um novo aviário, no município de Paracuru, litoral oeste cearense. O empreendimento deve estar pronto até o fim deste mês.
Hoje, de acordo com a diretoria do grupo, a capacidade de produção é de 7 milhões de ovos férteis e 1,37 milhão de frangos por mês. Com a conclusão da nova unidade, as duas produções serão elevadas, respectivamente, em 14% e 25%. Passará a 8 milhões de ovos férteis e 1,71 milhões frangos/mês.
Uma das vantagens estruturais apontadas pela empresa é a utilização de pré-fabricados de concreto na construção, iniciada ano passado pela cearense Jotadois. De acordo com a arquiteta Neide Juaçaba, da construtora, entre os pontos positivos estão rapidez na execução, maior resistência ao fogo, limpeza (pois elimina o entulho no canteiro de obras), durabilidade, desinfecção e custo-benefício.
Estão sendo construídos 24 galpões, um por semana, cada qual com 2.484 m2. Está sendo utilizado um volume de concreto de 6.635 m2 numa área é de 76 mil m2. Todo o piso do empreendimento é feito à base de concreto.
EMPRESA
A venda de frangos de corte é o foco principal da Cialne, tornando-a uma das maiores do Nordeste no setor. Os pintos não comercializados e alojados pela empresa são enviados para as 17 granjas de frango de corte, nicho em alta no mercado.
Os ovos produzidos nas granjas da empresa, coletados oito vezes ao dia, são transportados para o Incubatório de Pintos Comerciais para serem processados. Parte desses ovos férteis são comercializados para clientes que os utilizam para incubar e gerar pintos para alojamento ou venda.
Outra parcela dessa produção é incubada pela própria Cialne, gerando pintos que, em seguida, são vendidos com um dia ou para a produção de frangos de corte.