Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rússia promove Olimpíada para suínos

<p>Os jogos, que tiveram início no sábado, contam com a participação de 12 suínos de diferentes países.</p>

Redação SI (18/04/06)- A Rússia está realizando a terceira edição de sua Olimpíada para suínos. Na competição, os animais demonstram suas habilidades em diferentes modalidades esportivas.

Entre as modalidades figuram corrida, natação e até “porcobol”. O evento está sendo realizado perto de Moscou e conta com uma legião de fãs que chega a fazer apostas nos animais mais cotados. Nas diferentes competições, cada suíno é vestido com uma roupa numerada e levado para a arena esportiva para participar das diferentes provas.

Participantes

Entre os competidores estão Mykola, da Ucrânia, Nelson, da África do Sul, e o “ídolo local” Kostik Russisch Schwein.

O evento que abriu a Olimpíada foi uma curta corrida. Os competidores precisaram contar com a pressão de seus treinadores, que corriam atrás deles para garantir que eles se mantivessem na pista e não perdessem o pique.

No “porcobol”, uma versão do futebol adaptada para o mundo suíno, os porquinhos eram divididos em dois times formados por cinco integrantes cada um. Em seguida, eram levados para um chiqueiro onde tinham de disputar com seus focinhos uma bola coberta de óleo de peixe. Os gols eram semicículos pintados em cada extremidade do chiqueiro.

O evento, que acontece anualmente, contou com uma novidade na atual edição: as provas de natação. 

Mas a modalidade foi prejudicada pelo comportamento dos atletas. O animais estavam mais dispostos a esbarrar uns nos outros do que em chegar ao outro lado da raia. Um dos suínos chegou até a ficar com o pata presa na corda usada para dividir as raias.

Alexei Sharshkov, o vice-presidente da Federação de Esportes para Suínos, que conta com 100 membros, disse que os animais que participam da disputa não correm o risco de ir parar na sala de jantar. “Os suínos que já participaram da competição são usados para preparar uma nova geração de animais esportistas. Eles não são comidos. Como é que você vai comer um competidor que é conhecido mundialmente?”