Redação SI (06/04/06)- O ministro da Indústria da Rússia, Bóris Alioshin, informou hoje, durante reunião do Conselho Empresarial Brasil-Rússia que o estado de Santa Catarina será liberado em breve do embargo imposto pelo país às carnes brasileiras. Segundo Alioshin, o fim do embargo para o estado de Santa Catarina foi um pedido especial feito pelo setor ao governo russo. Quanto aos demais estados brasileiros que continuam embargados, Alioshin disse que o embargo será levantado no médio prazo, depois que uma missão de técnicos russos voltarem a visitar o país para avaliar o setor. O ministro disse que a Rússia tem tanto interesse como o Brasil em retomar as compras de carne mas que a situação – principalmente porque envolve questões sanitárias – deve ser analisada de forma racional e não emotiva.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes (Abiec), Marcos Vinícius Pratini de Moraes, que também e presidente do Conselho Empresarial Brasil-Rússia, criticou, na abertura da reunião, as medidas restritivas à exportação da carne brasileira impostas por países da Organização Mundial do Comércio (OMC) na forma de altos impostos, que chegam a 146% no caso da União Européia.
Ele aproveitou para dizer que espera que a Rússia, quando concluir seu processo de ingresso na OMC, também não fique tentada a colocar medidas restritivas que causem distorções no comércio entre os dois países.
Pratini também citou o caso da Rússia ter embargado suas importações de carne bovina de Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, estados que ficam a mais de 2 mil quilômetros dos focos de aftosa registrados.