Redação (03/04/06) – Além do Rio de Janeiro e Ceará, a Bahia também decidiu prorrogar a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado. A campanha, que se encerraria hoje (31/03), será estendida até o dia 10 de abril. De acordo com o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Luciano Figueiredo, o objetivo é garantir a imunização de 100% do rebanho nas localidades onde a comercialização e a distribuição das vacinas ocorreram de forma insuficiente.
A primeira etapa da campanha contra a aftosa no Estado teve início no dia 1 de março. Desde então, veterinários da Adab já monitoraram aproximadamente 228 mil propriedades em 417 municípios, incluindo reservas indígenas e assentamentos, mobilizados em vacinar todo o rebanho baiano, estimado em cerca de 10 mil cabeças de gado.
“A medida se faz necessária, pois os prazos para a entrega e distribuição das vacinas não foram cumpridos pelos revendedores. Não pouparemos esforços no sentido de preservar o status sanitário alcançado de Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). É condição obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias contra a doença”, explica Figueiredo.
A Bahia é considerada zona livre da doença pela OIE desde 2001. O último caso da doença registrado no Estado foi em 1997. Devido aos registros de focos da doença no Mato Grosso do Sul e Paraná, a fiscalização e o controle da entrada de animais susceptíveis à doença no território baiano foi reforçada.