Redação (29/03/06) – O diretor industrial da Aurora Alimentos, Vincenzo Mastrogiacomo disse ontem que a empresa está concedendo, a partir desta semana, férias coletivas a 300 funcionários que trabalham na unidade de processamento de Quilombo (SC).
Esses trabalhadores ficarão em férias por 10 dias, mas o período pode ser ampliado para 20 dias. Segundo o executivo, trata-se de um adiantamento das férias e não estão previstas demissões. O abate diário de frangos será reduzido de 160 mil para 110 mil unidades.
Em razão da menor demanda externa, a Aurora diminuiu o alojamento de pintinhos nos últimos meses entre 15% e 17%, o que vai refletir em um menor volume de abates em abril e maio. Uma das medidas tomadas pela empresa foi reduzir as compras de pintinhos e eliminar matrizes. Habitualmente, a Aurora adquire de terceiros entre 30% e 35% de sua matéria-prima e metade deste volume foi suspenso.
A Aurora sentiu a redução das encomendas de todos os seus clientes de forma uniforme. O Japão é o principal comprador, seguido por Europa e Oriente Médio.
Ao todo, a Aurora possui três unidades de processamento de frango, sendo duas em SC e uma no RS. A produção de frangos responde por 25% do faturamento da empresa, sendo o restante suínos.