Redação SI (14/03/06)- Rússia, maior cliente do setor de carnes do Brasil, havia adotado uma ampla proibição no dia 13 de dezembro do ano passado às importações de carne suína e bovina dos principais estados exportadores do país, devido aos focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná.
Estavam proibidos de exportar, além dos dois estados acima, também Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Segundo a Abiec, o Ministério da Agricultura russo já emitiu a documentação retirando a proibição para gaúchos e catarinenses.
A embaixada da Rússia no Brasil, no entanto, informou que ainda não recebeu comunicação oficial sobre a medida.
Um funcionário da área de comunicação do Ministério da Agricultura russo em Moscou informou que não tinha como confirmar imediatamente a informação.
No início deste mês, o chefe do serviço de sanidade animal e vegetal da Rússia, Sergei Dankvert, havia afirmado que a Rússia provavelmente só retomaria as compras do Brasil em meados de junho.
Mas o país tem sido afetado pela pouca disponibilidade de carne no mercado internacional, especialmente depois que o governo argentino decidiu proibir as exportações em uma ação para tentar controlar a alta dos preços localmente.