Redação SI (14/03/06)- O governo do estado da Paraíba anunciou que na última sexta-feira (10) sacrificou 119 suínos devido à ocorrência de um foco de peste suína clássica no município de Cuitegi, a cerca de 100 quilômetros da capital do Estado nordestino (João Pessoa). A doença é endêmica no Nordeste, está distante dos centros exportadores do Brasil e não deve afetar as vendas de produtos suínos brasileiros.
Com a suinocultura industrial brasileira localizada nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, essas regiões não tem episódios dessa doença há mais de 12 anos. O Nordeste está excluído da área brasileira delimitada como livre de peste suína sem vacinação.
Quarto maior produtor e exportador mundial de carne suína, com exportações de 625 mil toneladas, a suinocultura brasileira gerou de receita de 1,16 bilhão de dólares em 2005. No Nordeste as criações são, em geral, para subsistência e consumo interno, e não há uma estrutura de produção para atender a demanda por volumes e padronização do mercado internacional.
O caso já foi relatado pelo Ministério da Agricultura à OIE (Organização Internacional de Saúde Animal).Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba, a região do foco foi isolada e agora está sendo realizado um rastreamento sorológico num raio de três quilômetros da propriedade rural onde a peste foi encontrada.
A doença havia sido registrada pela última vez na Paraíba em 2001. Depois da ocorrência, o ministério executou uma campanha de vacinação, que pode se repetir agora na região.