Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sistema OCB

Reunião visa intercâmbio com cooperativas dos Emirados Árabes Unidos

O coordenador de Relações Internacionais do Sistema, João Marcos Martins, se reuniu com a coordenadora de Relações Internacionais da recém-criada Organização Emirati de Cooperativas, em Abu Dhabi, capital do país médio-oriental

Reunião visa intercâmbio com cooperativas dos Emirados Árabes Unidos

O Sistema OCB tem atuado em diversos projetos de cooperação bilateral com parceiros estratégicos em diversos países do mundo. Há trinta anos, este tipo de intercâmbio tem buscado promover os interesses das cooperativas brasileiras, prospectando oportunidades de negócios e de transferência de conhecimento.

Parte central da atuação internacional do Sistema, a intercooperação com parceiros no exterior, tem beneficiado o desenvolvimento das cooperativas brasileiras. Com este tipo de parceria foi possível, por exemplo, absorver conhecimentos para o fortalecimento das cooperativas de crédito no Brasil, por meio de uma parceria com a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV).

“As relações internacionais são uma arena importante da atuação de nossas cooperativas. Cada vez mais integradas à Aldeia Global, elas têm desenvolvido diversas formas de cooperação internacional que refinam sua capacidade de negócios e de adquirir vantagens competitivas nos mercados nacional e internacional. Nosso trabalho no Sistema OCB é firmar as parcerias necessárias para que elas acessem cada vez mais conhecimento, mercados e parcerias não só no Brasil, mas em todo o mundo”, explica o presidente Marcio Lopes de Freitas.

Neste sentido, com o objetivo de promover a aproximação com o movimento cooperativista dos Emirados Árabes Unidos, o coordenador de Relações Internacionais do Sistema, João Marcos Martins, se reuniu com a coordenadora de Relações Internacionais da recém-criada Organização Emirati de Cooperativas, em Abu Dhabi, capital do país médio-oriental.

Durante a visita, uma apresentação sobre o histórico e o panorama do cooperativismo brasileiro foi feita para os parceiros árabes. Também foram apresentados os projetos de cooperação internacional desenvolvidos pela OCB, assim como o Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras, publicação do Sistema que lista os produtos e contatos das cooperativas brasileiras atuantes no comércio exterior. O documento está disponível em doze línguas, inclusive o árabe, língua oficial dos Emirados Árabes Unidos.

O comércio bilateral é um tema de interesse das duas organizações representativas. Os Emirados estão entre os quatro maiores importadores de produtos das cooperativas brasileiras. A partir do país, carnes de frango, soja e café são distribuídos para todo o Oriente Médio. Uma grande cooperativa de consumo do país, que possui uma das maiores redes de supermercado, é uma das importadoras interessadas em aprofundar o relacionamento com o cooperativismo brasileiro.

O Sistema OCB se colocou à disposição para organizar, em parceria com os parceiros emiratis, missões de negócios entre cooperativas dos dois países. Há o interesse por parte da organização do local em promover um contato direto com cooperativas exportadoras brasileiras. O Sistema OCB também se colocou à disposição para discutir oportunidades de cooperação técnica entre cooperativas dos países.

A 28ª Conferência das Partes sobre o Acordo do Clima das Nações Unidas, acontecerá em Dubai, no mês de dezembro deste ano. A organização emirati de cooperativas convidou o Sistema OCB a participar de um seminário internacional a ser promovido pela organização no âmbito da conferência.

Com aproximadamente 10 milhões de habitantes, os Emirados Árabes Unidos são a segunda maior economia do Oriente Médio, atrás apenas da Arábia Saudita, e superando a economia do Egito. O país tem se consolidado como um dos grandes centros econômicos e financeiros de todo o mundo e é um grande importador de alimentos para sua população local, distribuídos também para os demais países da região. A agricultura responde por menos de 1% da economia local.

O movimento cooperativista dos Emirados está em fase de crescimento. O governo local está desenvolvendo ações que visam a criação e formalização de postos de trabalho por meio de cooperativas. No entanto, o número de cooperativas registradas é baixo, apenas 42, segundo relatório divulgado no final de 2022.