Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reuniu na manhã desta sexta-feira, 3, por meio de plataforma virtual, delegados das onze regionais, supervisores técnicos da área animal, chefes e médicos veterinários de Unidades Locais para apresentar as novas atualizações e estratégias do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos.
Durante a reunião foram avaliadas as ações fiscalizações realizadas pela Adapec no trânsito de suínos que circulam no Tocantins, bem como o controle e monitoramento nas granjas e propriedades criadoras desta espécie. “O Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos visa fortalecer a capacidade de detecção precoce de casos de Peste Suína Clássica (PSC), Peste Suína Africana (PSA) e a Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS), por isso, nos reunimos para mantermos sempre a atenção e cuidados nas nossas ações.
Embora não tenhamos registros destas doenças e possuímos status sanitário de livre de todas estas, realizaremos neste semestre um calendário de ações previstas no plano como qualificação das equipes e coletas de amostras nas propriedades,” explicou o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio.