Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Campanha de Vacinação Contra PSC em Alagoas finaliza a 3ª etapa

A iniciativa vem gerando diversos benefícios para mais de 4.500 pequenos produtores da região, trazendo desenvolvimento e melhorias para  a suinocultura Alagoana

Campanha de Vacinação Contra PSC em Alagoas finaliza a 3ª etapa

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e o Serviço Veterinário Oficial (SVO) realizaram a terceira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas.

A doença é altamente contagiosa e pode causar grandes prejuízos na suinocultura. A iniciativa foi gratuita e vacinou 116.791 suínos em 4.572 propriedades em Alagoas, estado que faz parte da Zona não livre (ZnL) de PSC. A ZnL compreende 11 estados do norte e nordeste do país e representa cerca de 50% do território brasileiro.

A iniciativa busca viabilizar o crescimento e a estruturação da cadeia da suinocultura na região, que representa um importante mercado consumidor, bem como salvaguardar o status sanitário da Zona Livre (ZL) de PSC, que compreende 16 estados brasileiros. A vacinação tem proporcionado benefícios financeiros aos produtores alagoanos e, para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, o futuro da expansão da suinocultura e do consumo de carne suína no Brasil está na região nordeste do país.