A Seara, que é controlada pela JBS, anunciou o lançamento de uma nova linha de frango empanado com o objetivo de expandir o mercado de empanados no Brasil. A linha será produzida integralmente na nova fábrica de Rolândia, no Paraná, na qual foram investidos R$ 1 bilhão do Plano de Investimentos da marca. De acordo com Gabriela Pontin, diretora-executiva de negócios de Alimentos Preparados da Seara, este é o maior lançamento da história da empresa. A Seara acredita que o consumo de empanados tem um amplo potencial de crescimento no Brasil, já que representa apenas 33% do mercado, enquanto nos Estados Unidos é de 54% e no Reino Unido é de 66%.
Além disso, o segmento de empanados tem crescido em média 7,4% ao ano nos últimos anos, devido à tendência dos consumidores em cozinhar mais em casa. A nova linha de empanados consiste em 10 tipos diferentes, produzidos com 100% de peito de frango, integrais e moldados em formato snack, e coxas de frango. A previsão é que chegue aos pontos de venda entre abril e maio de 2023.
A nova fábrica em Rolândia é a mais automatizada da Seara no Brasil e uma das mais modernas da JBS em todo o mundo. Com protocolos de sustentabilidade, como coleta de águas pluviais, geração de energia solar no estacionamento dos veículos e utilização de veículos elétricos, a nova fábrica também gerará 681 vagas de emprego e injetará R$ 31 milhões por ano de massa salarial na economia local. A primeira etapa da operação, que foca na produção de empanados, já foi entregue, e a segunda, que incluirá a produção de salsichas, está programada para o segundo semestre de 2023.