Redação SI 22/08/2005 – O Ministério de Desenvolvimento Agrário realiza no dia 9 de setembro, o 1o. Seminário Sul-Brasileiro de Manejo de Dejetos de Suínos e Aves. O evento, que em prinípio estava marcado para ocorrer em Porto Alegre (RS), será realizado em Concórdia (SC), no Auditório da Universidade do Contestado.
O programa é direcionado a gestores, técnicos governamentais de órgãos ambientais, de instituições de apoio à produção, entidades representativas dos setores de suínos e aves e de organizações da sociedade civil. O objetivo é conhecer experiências de manejo de dejetos existentes nos três estados do Sul do País.
A programação terá abertura às 8h30, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; Lélio Souza, presidente do BRDE; Elvino Bonn Gass, presidente da Comissão de Agricultura e representantes dos produtores de Aves e Suínos do Rio Grande do Sul.
O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Wolmir de Souza, será o painelista, junto ao Ministério Público Ambiental de Santa Catarina, falando da realidade do Estado, a partir das 10horas.
De acordo com Wolmir de Souza, é um privilégio muito grande para Concórdia poder sediar esteve evento de nível internacional e com a presença de tantas autoridades. “Insistimos para que este Seminário ocorresse em Concórdia, porque somos o berço da suinocultura e também por que temos aqui o Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves que é a Embrapa, o que nos dá este credenciamento”, ressalta.