Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frango tipo exportação

<p>As vendas para o mercado externo de carne de frango produzida no Paraná estão em expansão. Estado é o maior exportador do país e os negócios devem aumentar ainda mais.</p>

Redação AI 04/07/2005 – As vendas para o mercado externo de carne de frango produzida no Paraná estão em expansão. O Estado é o maior exportador do país e os negócios devem aumentar ainda mais.

Os japoneses querem comprar mais frango e foram conhecer a cooperativa antes de fechar negócio. Um empresário disse que o produto brasileiro tem qualidade e cumpre todas as exigências dos consumidores asiáticos.

Normalmente a cooperativa abate 120 mil frangos por dia, mas ainda é pouco. Para atender aos japoneses terá de operar com a capacidade máxima de 145 mil aves por dia.

Os freqüentes pedidos de compradores estrangeiros para que a cooperativa aumente a produção já se tornaram difíceis de serem atendidos. Invés de recusar contratos, a administração resolveu ampliar o frigorífico. Até o fim do ano a produção deve dobrar.

“Neste ano a empresa está com um crescimento de algo em torno de 10%, mas planeja e está se organizando para um aumento em 2006” falou Alfredo Kaefer, dono de frigorífico.

Os avicultores aproveitam os investimentos da indústria para também aumentar a produção. Só esse ano, o criador Gilberto Paetzold construiu um aviário e ampliou outro.

“Melhora o nosso ganho porque pode ser ampliado. No futuro a gente pensa que, se continuar, acaba ampliando mais ainda” falou Paetzold.

Em maio, as exportações de frango do Paraná aumentaram 44% em relação ao mesmo período do ano passado.