Redação AI 03/05/2005 – Técnicos do Ministério da Agricultura estarão entre os dias 9 e 13 deste mês na Coréia e no Japão. Na Coréia, eles solicitarão a vinda de uma nova missão ao País para habilitar frigoríficos exportadores de frango. Quatro estabelecimentos são habilitados a exportar carne de frango para a Coréia. Outros 34 empresas negociam com diversos países e poderiam fornecer aos coreanos. O mercado coreano é de 80 a 100 mil toneladas por ano, informou a assessoria de imprensa da pasta.
A viagem dos técnicos brasileiros antecipará a discussão de alguns temas que constarão da pauta de negociações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Roberto Rodrigues durante a visita que farão aos dois países de 23 a 28 de maio próximo. A missão, composta pela secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Elisabete Torres Seródio, e por técnicos dos departamentos de Saúde Animal e de Assuntos Sanitários e Fitossanitários do ministério, vai negociar também um memorando de entendimentos para a criação de um comitê consultivo agrícola entre os dois países.
Durante os dois dias de visita (9 e 10), os brasileiros manterão contatos com autoridades do Ministério de Agricultura e Floresta da República da Coréia. No Japão, entre os dias 12 e 13, os técnicos vão debater questões de sanidade animal com autoridades do Ministério de Agricultura, Florestas e Pesca daquele país e visitarão a sede do Serviço de Quarentena Animal em Iocoama, próximo a Tóquio.