Redação SI 29/04/2005 – O processo de sucessão da Associação Brasileira de Suinocultura (ABCS) apresentou um novo e inesperado desdobramento no final da tarde desta sexta-feira (29/04). Em nova reunião, o Conselho Delibetativo resolveu escolher durante o Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, que está sendo realizado em Caldas Novas (GO), o nome do próximo presidente da entidade. Depois de um dia inteiro de intensas negociações, Rubens Valentini, conselheiro da Associação dos Criadores do Distrito Federal (DFSuin), foi anunciado como o próximo presidente da ABCS. “Preocupado em resolver rapidamente essa questão da eleição o Conselho Deliberativo da ABCS entendeu que deveria fazer uma enquete para apurar entre os presidentes das associações filidadas e delegados qual dos três candidatos à presidencia da ABCS teria a preferência da maioria”, explica José Adão Braun, presidente da ABCS. “A decisão, de consenso, apontou o Rubens Valentini para ocupar a presidência da ABCS no próximo mandato”, completa.
Embora o Conselho Deliberativo da ABCS já tenha escolhido o nome do próximo presidente da entidade, a decisão de adiar as eleições e prorrogar o mandato da atual diretoria por mais dois meses foi mantida. Desta forma, o pleito eleitoral oficial só será realizado em julho, quando também serão definidos os novos membros do Conselho Fiscal da entidade e de seus vices-presidentes. “A ABCS está de parabéns, pois conseguiu, depois de inúmeras tratativas, de muito estresse e dores de cabeça, chegar a um nome de consenso e escolher um candidato que, tenho certeza, terá todas as condições de dar continuidade a todo esse trabalho que a entidade vem fazendo ao longo dos anos”, afirma Braun.
Para Braun, o período de 60 dias que antecede a eleição oficial é fundamental para que a entidade possa promover uma transição tranquila e também para que o novo presidente possa se certificar das responsabilidades que assumirá nos próximos dois anos. “Esse tempo é importante para que possamos dar continuidade plena as ações que vinham sendo tomadas sem nenhum prejuízo para a entidade”, diz.
Mesmas prioridades – Segundo Rubens Valentini, em sua gestão, não haverá mudança na forma de trabalho da ABCS. “Daremos continuidade ao trabalho que já vem sendo feito pela atual diretoria. Pretendemos, no entanto, ampliar o trabalho de representação política e promover uma aproximação mais efetiva com os outos parceiros da cadeia como a Abipecs, os fornecedores de insumos e a indústria”. Outra prioridade de sua gestão, argumenta Valentini, será a construção de uma banco de dados e informações do setor. ” Hoje há um verdadeiro desencontro quando o assunto se refere aos números do setor”.
Valentini fez questão de enfatizar que José Adão Braun continuará fazendo parte da ABCS depois das eleições. “Braun continuará esses 60 dias à frente da ABCS. Terminada sua gestão formal, assumirá o cargo de presidente honorário da ABCS e se encarregará de todas as comemorações e festividades relativas ao cinquentenário da associação”.