Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado interno

Agroindústria abre o ano de 2023 em alta

A alta da produção do setor de Produtos Alimentícios foi puxada pelo setor de Alimentos de Origem Animal, que registrou crescimento de 7,6%

Agroindústria abre o ano de 2023 em alta

De acordo com levantamento da FGV Agro, em janeiro/2023, a produção agroindustrial registrou uma expansão de 1,3% frente ao mesmo mês do ano anterior (comparação interanual). Esse é o maior crescimento, para o mês, desde 2018 (5,4%).

É a quarta alta interanual consecutiva, no entanto, a expansão de janeiro foi a menos intensa dos últimos quatro meses, demonstrando um possível desaquecimento do setor.

O crescimento no mês foi derivado, exclusivamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, que registrou uma alta de 4,6%. Por sua vez, o segmento de Produtos Não-Alimentícios contraiu 3,0%.

O segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas registrou alta de 4,6% em janeiro/2023, na relação interanual, correspondendo à quarta variação positiva consecutiva. Contribuíram para esse crescimento tanto o setor de Produtos Alimentícios (4,6%) como o de Bebidas (4,8%).

A alta da produção do setor de Produtos Alimentícios foi puxada pelo setor de Alimentos de Origem Vegetal e pelo de Alimentos de Origem Animal, cujos crescimentos foram de, respectivamente, 4,9% e 7,6%.

No setor alimentos de produtos de origem animal, a alta foi puxada, sobretudo, pelo aumento da produção de carne suína e de aves (9,3%), de produtos de carne (13,8%), de laticínios (3,8%) e de pescado (17,2%).