Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Chapecó discute regionalização da avicultura

<p>A regionalização da avicultura e a criação de barreiras sanitárias regionais é um dos temas do VI Simpósio Brasil Sul de Avicultura, que começa hoje, dia 5, em Chapecó/SC.</p>

Redação AI 05/04/2005 – A regionalização da avicultura e a criação de barreiras sanitárias regionais é um dos temas do VI Simpósio Brasil Sul de Avicultura, que começa hoje, dia 5, em Chapecó, no Oeste.

A proposta de regionalização é evitar que aconteça com a avicultura episódios semelhantes aos focos de aftosa no Pará e no Amazonas, que interromperam temporariamente as exportações de suínos para a Rússia. Na hipótese de ocorrer um doença como Influenza e Newcastle, em qualquer estado brasileiro, toda a exportação estaria comprometida.

A presidente do Núcleo Oeste dos Médicos Veterinários e coordenadora do evento, Nelva Grando, disse que a regionalização está prevista no código sanitário para os animais terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A palestra de abertura, às 20h no Bristol Lang Palace Hotel, será com o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Cláudio Martins. Ele vai falar sobre mercado de carnes, situação atual e perspectivas. O evento, que vai até sexta-feira, deve reunir 500 técnicos e dirigentes do setor.