Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Leve alta

<p>Preço agrícola sobe 1,91% na primeira quadrissemana de março.</p>

Da Redação 09/03/2005 – Os preços agrícolas subiram 1,91% na primeira quadrissemana de março e ficaram 0,17 ponto percentual acima da variação do mês passado. Os cálculos são do pesquisador Nelson Batista Martin, do Instituto de Economia Agrícola (IEA). “O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a alta em função da pressão dos produtos de origem vegetal.”

Dos 19 produtos analisados por Martin, dez apresentaram crescimento no preço (banana, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, laranja, milho, soja, ovos e suínos) e sete tiveram reduções (algodão, amendoim, feijão, tomate, trigo, aves e boi). Os preços do arroz e do leite se mantiveram estáveis. O destaque de alta foi o preço dos ovos (+28,80%) e a queda mais expressiva ocorreu no preço do tomate (-16,67%).

Segundo Martin, o aumento nos preços dos grãos e das frutas, apesar da queda nas olerícolas, elevou o preço do grupo dos produtos de origem vegetal em 2,55%. No segmento animal, a queda nas cotações dos preços das aves e do boi foi compensada pela alta em ovos e suínos, o que aumentou o preço do grupo em 0,77%. O resultado foi a alta de 1,91% no índice geral (IPR).

Ele explicou que preço do boi vem frustrando os produtores pela queda apresentada desde dezembro do ano passado, em função da maior lentidão nas exportações neste início do ano e do fraco mercado interno, que não está absorvendo a oferta em plena safra do produto.