Redação AI 18/02/2005 – A liderança do Brasil no ranking de exportações de frango, em termos de volume, está despertando o interesse de grupos estrangeiros pela avicultura desenvolvida no país. Na próxima semana, um grupo de canadenses e americanos desembarca no Paraná, a convite da Alltech – empresa que fabrica aditivos naturais para alimentação animal para conhecer o manejo e as técnicas empregadas pelos produtores da região oeste do Estado. O grupo é formado por 30 empresários, executivos, nutricionistas e veterinários.
No roteiro, estão incluídas visitas em cooperativas e avícolas que adotaram tecnologias modernas e padrões internacionais de qualidade na produção de aves. Um dos principais pontos a serem observados pelos canadenses é a questão sanitária, um dos grandes desafios dos produtores de carne em todo o mundo. Eles querem saber como o Brasil está conseguindo atender as exigências do mercado europeu e japonês em relação à qualidade da carne. As empresas a serem visitadas já estão fazendo a substituição dos antibióticos promotores de crescimento por produtos naturais, uma exigência da União Européia (maior importador de carne brasileira) a partir de janeiro de 2006.
Outra questão que chama atenção dos estrangeiros é o baixo custo de produção da avicultura brasileira, se comparado a outros países. Segundo o gerente de vendas da Alltech, Paulo Rigolin, isso é resultado das tecnologias adotadas e da abundância de matérias-primas como soja e milho, principais ingredientes da dieta de frangos de corte. Por isso, além da produção de aves, os canadenses e americanos querem conhecer o sistema de utilização da soja.
ROTEIRO DE VISITA DOS CANADENSES
21/02 LAR Cooperativa situada em Céu Azul cujo cliente mais importante é o Mc Donalds. Abatem 150 mil frangos/dia. Exportam para os Estados Unidos, Ásia e África. Além de aves, eles trabalham com produção e processamento de algodão e vegetais. Tem mais de 6 mil cooperados e 2 mil empregados.
21/02 Globoaves Cascavel – Empresa familiar que tornou-se a maior produtora de aves da América Latina fora da cadeia integrada de avicultura. Tem 2 milhões e 600 mil matrizes de frango de corte. Abatem 80 mil aves/dia.
21/02 Coopavel Cascavel – Uma das maiores cooperativas do Paraná. Abatem 140 mil aves/dia. Exporta para Japão e Estados Unidos. Também trabalha com suinocultura e grãos.
22/02 CooperVale Palotina – Cooperativa que atua no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Tem 2.300 empregados e 6.500 cooperados. Abatem 140 mil frangos/dia. Além de aves, também trabalha com grãos.
23/02 Reunião técnica em Curitiba – Profissionais da Alltech e pesquisadores de universidades falarão para os empresários estrangeiros sobre agricultura e avicultura industrial no Brasil e o uso de minerais orgânicos e enzimas na saúde e alimentação animal.