Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Capacitando o suinocultor

<p>Pavilhão de Suínos no Show Rural Coopavel 2005 destaca novidades em todos os segmentos da suinocultura.</p><p></p>

Da Redação 01/02/2005 – 18h45 (Cascavel – PR) – Apresentar ao produtor as tecnologias mais modernas para a prática da suinocultura. Essa é a proposta do Pavilhão de Suínos nesta edição do Show Rural. Para cumprir tamanho desafio, além da exposição de produtos em si, a Coopavel estabeleceu parcerias com algumas empresas do setor suinícola para a promoção de demonstrações práticas em vários segmentos da atividade.

Na área de reprodução, por exemplo, a principal atração é o Laboratório de Inseminação Artificial, montado em parceria com a empresa Minitub. Durante os cinco dias do evento, os técnicos da empresa estarão fazendo demonstrações do processo de coleta, envasamento e processamento de sêmen. “Os visitantes também são informados sobre quais são as vantagens e a eficácia da inseminação artificial”, explica Marcelo de Oliveira Pereira, médico veterinário e coordenador do Pavilhão de Suínos.

Outra instalação que tem chamado a atenção dos suinocultores é a ambiental, que está destacando um sistema de tratamento de dejetos (lagoas) por meio da utilização de biodigestores. “A utilização de biodigestores nas propriedades suinícolas está ficando mais viável e temos aqui alguns projetos que confirmam isso”, afirma Pereira.

Em parceria com a Embrapa Suínos e Aves, a Coopavel instalou na área externa do pavilhão duas unidades demonstrativas. A primeira apresenta os sistema de criação de suínos, englobando todas as etapas de criação. Já a segunda aborda as técnicas de compostagem de suínos mortos e restos de parição, sistema que foi desenvolvido como uma alternativa para o manejo e o tratamento de dejetos suínos.

No pavilhão estão sendo expostos ainda animais de seis empresas de genética. O objetivo da exposição, segundo Pereira, é demonstrar ao produtor as linhagens genéticas mais modernas. Os visitantes podem conhecer ainda os principais destaques e lançamentos das empresas de nutrição, saúde animal e equipamentos. Cerca de 15 empresas estão participando da exposição este ano.

Linhas de crédito – Outro grande atrativo do Pavilhão de Suinocultura são as linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco do Brasil, Bradesco e Cooperativa de Credito da Coopavel. Os financiamentos oferecidos aos produtores prevêem juros anuais de 8,75% e prazos de até cinco anos para o pagamento. O limite de empréstimo é de R$ 150 mil por produtor com até 100% do investimento total.

Segundo Pereira, a visitação ao Pavilhão de Suínos até agora está maior quando comparada a do ano passado. “Além dos suinocultores estamos recebendo muita gente interessada na atividade devido ao bom momento que a suinocultura está atravessando atualmente”, avalia. “Mas nosso intuito principal é apresentar aos suinocultores um leque de tecnologias que os possibilite produzir mais e melhor”, conclui Pereira.

A Coopavel trabalha atualmente com 122 terminadores e 23 produtores de leitão.