Redação AI 24/01/2004 – Em reunião realizada na última sexta-feira, dia 21 de janeiro, com a diretoria da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, foram definidas algumas metas a serem praticadas em 2005. De acordo com os membros da Diretoria, o momento é de orientação e esclarecimento aos produtores, porque o momento que a suinocultura está passando é bom, mas o suinocultor não pode se acomodar porque outras crises virão e todos precisam aproveitar a oportunidade e procurar mecanismos para amenizar as perdas.
O presidente da ACCS, Wolmir de Souza, justifica que as perspectivas para a atividade são seguras e excelentes, desde que os suinocultores não ultrapassem seus limites de produção e também que pessoas ou empresas alheias a atividade ou envolvidas com a cadeia, entrem na produção de suínos, desestabilizando e desequilibrando o mercado. O Suplente do Conselho Fiscal, César João Prando, propõem que é o momento de fortalecer o associativismo com a parceria de outras entidades como os Sindicatos Rurais e outros ligados a atividade.
O presidente do Núcleo Regional Oeste, Ilor Pedro Trevisan, propõem que uma das principais tarefas para este ano, é fortalecer os Núcleos Municipais e Regionais, renovando os que estão parados, movimentando, oferecendo subsídios e oportunidades para os suinocultores associados a Entidade.
Outro assunto discutido, foi com relação as eleições para nova diretoria da ACCS, para o biênio 2005/2006, que ocorre no dia 1o. abril de 2005. Por unanimidade, os presentes indicaram que o atual presidente e vice, Wolmir de Souza e Losivanio de Lorenzi, deverão concorrer novamente e os membros da Diretoria irão pedir o aval dos seus municípios para continuar ou ceder o cargo a outros nomes da Região, para compor a diretoria. As inscrições das chapas que irão participar do pleito, podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro na ACCS e terão direito a voto todos os presidentes de Núcleos Municipais e Regionais, além de um representante das Granjas de Reprodutores e um representante da ABCS.