Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura em ascensão

Criadores de suíno da região de Campinas, São Paulo, fecharam o ano comemorando o aumento nas vendas.

Redação SI 06/01/2004 – 05h40 – Na granja de um suinocultor em Mogi Mirim depois de quase dois anos com a pior crise do setor é hora de voltar a investir para recuperar o que foi perdido.

O produtor está aumentando aos poucos o número de matrizes e prepara a área para um novo galpão.

“Temos que começar dentro do possível se preparar agora para fazer a recuperação em 2004 e ter em 2005 uma produção como a de 2002”, diz Pedro Tosello, criador.

Segundo a Associação Paulista de Criadores de Suínos a região de Campinas foi favorecida pelo crescimento das exportações brasileiras de carne de porco. Uma elevação de 15% de janeiro a novembro em relação ao mesmo período do ano passado.

Os produtores dessa região não vendem para o exterior, mas com esse resultado tiveram menos concorrência de outros Estados no mercado interno.

Nos últimos quatro meses o preço pago ao suinocultor pelo quilo da carne subiu de R$1,96 para R$2,24. O presidente da Associação está otimista. Acredita que a recuperação vai continuar.

“Na nossa perspectiva um crescimento real em torno de sete a 8%. Isso para a região de Campinas deve significar em torno de 25 a mil novos empregos que serão gerados pela cadeia da carne suína para o ano de 2004”, diz Valdomiro Ferreira Júnior, presidente Associação Paulista dos Criadores de Suínos.