Da Redação 08/01/2004 – 05h50 – Foram cinco anos de estudo. Pesquisadores da Codetec Cooperativa de Desenvolvimento Tecnológico do Paraná, analisaram sete variedades de semente de soja com maior teor de proteína.
A partir daí começou o trabalho de melhoramento genético. O resultado é uma nova variedade de soja.
“A idéia que temos é lançar essas sementes essas variedades para o mercado das cooperativas, em primeiro lugar, que tenham indústrias de óleo e depois as outras cooperativas passarão a produzir matéria-prima para aquelas que tem indústrias de óleo porque a soja com alto teor de proteína vai gerar o óleo normalmente e um farelo de melhor qualidade para obter melhores preços no mercado” diz Ivo Carraro, diretor da Coodetec.
Os pesquisadores conseguiram desenvolver uma semente com 45% de teor de proteínas, 10% a mais do que as sementes disponíveis no mercado hoje.
A nova variedade de soja com maior teor de proteínas deve beneficiar a indústria, principalmente as fábricas de rações.
Uma das cooperativas mistura soja com aminoácidos sintético para produzir farelo usado como alimento para animais. Quando a nova soja, mais rica em proteínas chegar ao mercado vai economizar.
“Esta nova variedade de soja com alto teor de proteína vai nos trazer, conseqüentemente, um farelo de soja com teor de proteína mais alto, acarretando um perfil de aminoácido em maior quantidade e daí estaremos reduzindo o custo dessa ração”, diz Jurandir de Matos, gerente industrial.
O mercado externo remunera melhor pela soja com maior teor de proteínas. Morílio Barzotti, gerente de uma cooperativa, diz que pode ganhar até R$40,00 a mais por tonelada de farelo de soja vendida a outros países.
“Teremos um custo menor para industrializar esse farelo com a proteína exigida, usaremos menos equipamentos e com uma proteína que nos possibilite exportar e competir com o mercado, poderemos exigir um preço melhor na hora da venda”, diz Morílio.
A Coodetec vai disponibilizar esta variedade de soja para os multiplicadores de sementes, já nesta safra.
Para os agricultores comerciais, as sementes só estarão disponíveis para a safra do ano que vem. Mais informações, ligue para a Coodetec – (0 xx 45) 321-3536.