Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governo do Paraná e Rússia vão ampliar relações comerciais

Entre as metas paranaenses está a ampliação da exportação de suínos para o mercado russo.

Redação SI 27/01/2004 – 05h10 – O governador em exercício Orlando Pessuti e o embaixador da Rússia no Brasil, Vassili Gromov, anunciaram ontem, no Palácio Iguaçu, a criação no Paraná de uma câmara setorial de comércio. A câmara será composta por integrantes do governo e empresários para ampliar as relações comerciais, culturais e tecnológicas entre paranaenses e russos.

Durante o encontro, o governador em exercício lembrou que o agronegócio é responsável por 65% de toda a exportação paranaense. Além disso, o Estado responde por 24% de toda a produção de grãos brasileira e 20% de toda a produção agropecuária do país.

“Isso mostra a força da nosso Estado. Entre as nossas metas está a ampliação da exportação de suínos e açúcar para a Rússia. Hoje nossa suinocultura tem uma qualidade especial que é reconhecida no país e no exterior”, garantiu Pessuti. 

Já Gromov afirmou que o Paraná tem um potencial econômico muito grande e que a Rússia quer ampliar os laços comerciais com os produtores do Estado. “Não podemos falar apenas no aumento do volume de exportação, mas também na diversificação do nosso comércio”, explicou.. 

Comércio 

Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Luiz Mussi, o Paraná responde sozinho por 15% de toda a produção brasileira exportada para a Rússia e é o segundo Estado que mais vendeu produtos para aquele país. Os produtores paranaenses mais exportados foram carne suína, de aves, café e açúcar. O volume de exportação para a Rússia atingiu, só no ano passado, US$ 227 milhões.