[quotes_menu]

Mapeamento avícola paulista

Convênio entre APA e Governo de São Paulo irá mapear a avicultura no Estado.

Momento da assinatura do convênio entre a APA e a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo

Redação AI 16/06/2004 – 11h03 – Neste dia 15 de junho, a Associação Paulista de Avicultura (APA), firmou compromisso com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, representada pelo secretário Duarte Nogueira, por meio de um convênio, para dar início ao trabalho de mapeamento da avicultura no Estado.

O evento, realizado na Sede da APA, contou com as presenças do presidente da associação, o Dr. Érico Pozzer, do presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), o Dr. Zoé Silveira d`Avila e outros representantes avicultura paulista.

Zoé Silveira d`Avila, presidente da UBA, pediu apoio ao secretário para a regionalização sanitária da avicultura

A assinatura do convênio foi marcada não somente pelo acordo firmado, mas também pelas importantes solicitações feitas pelos representantes da UBA e da APA. Com a palavra, Dr. Zoé – mais tarde apoiado pelo presidente da APA – solicitou ajuda à Secretaria da Agricultura para a idealização da regionalização sanitária do Brasil. “Não é possível que um país com as dimensões do Brasil tenha uma regra sanitária geral, pois uma granja em São Paulo, por exemplo, não pode deixar de exportar porque no Acre teve um caso de gripe”.

Em resposta a esta solicitação, o secretário comprometeu-se a

Duarte Nogueira, secretário de Agricultura de São Paulo

ajudar na concretização da separação sanitária. “Entendo perfeitamente a diferença da extensão do nosso País, por isso podem contar com a minha ajuda para a representação da avicultura paulista frente ao Ministério da Agricultura”.

O convênio

O objetivo do convênio assinado pela APA e pela Secretaria de Agricultura de São Paulo é definir, num primeiro momento, junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, as atividades do Programa Estadual de Sanidade Avícola, do qual já estão listadas as atividades de cadastrar os estabelecimentos avícolas de São Paulo; monitorar núcleos e granjas contra salmonellas e micoplasma; atender às notificações de doenças; executar as medidas de segurança para doenças de New Castle e Influenza Aviária.

Representantes da avicultura paulista presentes durante a assinatura do convênio

Segundo Érico Pozzer, a avicultura paulista terá muito a ganhar com o início do mapeamento no Estado. “Tendo conhecimento da dimensão total da atividade avícola em São Paulo e com esse mapeamento estaremos aptos a fornecer números reais sobre o setor, além de podermos controlar maciçamente o aparecimento de doenças que possam comprometer a qualidade e a competitividade do Estado”.

Outro passo, segundo o presidente, é o de preparar os avicultores com relação a todas as etapas da atividade. “Com todo o Estado

Érico Pozzer, presidente da APA

mapeado
sanitariamente, poderemos começar a fornecer, através de palestras e de cursos, informações sobre sanidade, comercialização e outros assuntos que irão contribuir para o desenvolvimento da avicultura paulista”.

O programa de mapeamento tem a intenção de ser executado pela classe acadêmica, por meio de seus estudantes, abrindo desta forma a possibilidade de conhecimento da atividade aos futuros profissionais do setor.