Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sob controle

Laringotraqueíte na região de Bastos já não oferece ameaça à avicultura local.

Redação AI 29/06/2004 – 10h56 – A 45a. Festa do Ovo de Bastos deverá receber seus visitantes sem receio neste ano. De acordo com o veterinário do Sindicato Rural de Bastos, entidade organizadora do evento e do Encontro Técnico de Avicultores do Estado de São Paulo, Sérgio Kakimoto, a laringotraqueíte está sob controle na região.

A doença que acometeu as granjas de Bastos no final de 2002 e início de 2003 prejudicou a comercialização dos ovos produzidos no município, que é o carro-chefe da economia local.

Segundo Kakimoto, milhares de aves foram abatidas na região e, no período de 2 a 29 de fevereiro deste ano, foi realizada uma vacinação em massa nas granjas da localidade. “Após esta primeira etapa da vacinação, as granjas de Bastos vêm vacinando as frangas com idade de 4 a 6 semanas e aplicando uma segunda dose a partir da 14a. semana, o que está nos garantindo o controle da situação”, explica.

O veterinário ainda revela que as expectativas para a realização da XXVII Jornada Técnica, no próximo dia 16 de julho, são muito positivas. “Esperamos para este ano cerca de 800 participantes”.