Em sua terceira edição, a Suinfest quer mudar de cara. Neste ano, a organização enfatizou o evento como uma feira de negócios, privilegiando o contato e relacionamento entre o produtor e as empresas ligadas ao setor suinícola. Um valor simbólico é cobrado na entrada e todo visitante é cadastrado antes de receber o seu crachá. “Nós optamos por tirar o aspecto só de festa e motivar mais o interação entre expositores e produtores da região”, revela o presidente da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), Henrique Marinho Monteiro.
A abertura oficial ocorreu ontem (20) por volta das 20h30 e contou com a presença de diversas autoridades de entidades de classe e de órgãos governamentais. Nela, foi assinado o Termo de Compromisso Mútuo para a instalação do Fórum de Desenvolvimento do Pólo de Suinocultura . O Pólo Suinícola do Vale do Piranga compreende 65 municípios entre eles Ponte Nova, onde está ocorrendo a Suinfest com aproximadamente 45 mil matrizes alojadas.
A Assuvap e a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) também aproveitaram o evento para homenagem personalidades que trabalham pela região e em prol da suinocultura mineira. O primeiro homenageado foi Afonso Damazio Soares, da secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, que recebeu uma placa das mão do presidente da Asemg, José Arnaldo Cardoso Penna. Em seguida, o presidente da Assuvap entregou uma homenagem a Altino Rodrigues Neto, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). E, por último, Carlos Bartolomeu, representando o secretário de Governo do Estado de Minas Gerais, Danilo de Castro, recebeu das mãos do prefeito de Santo Antonio do Grama que também é suinocultor -, Expedito Pereira Lima, a placa de homenagem.