Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Preços agrícolas devem seguir firmes

O índice de preços recebidos pelos produtores paulistas, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) encerrou a primeira quadrissemana de setembro com alta de 0,68%.

Da Redação 14/09/2004 – O índice de preços recebidos (IPR) pelos produtores paulistas, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) – ligado à Secretaria de Agricultura do Estado – encerrou a primeira quadrissemana de setembro com alta de 0,68%, queda de 1,33 ponto percentual em relação ao fechamento de agosto (2,01%).

Ainda assim, foi a quinta variação positiva quadrissemanal consecutiva. O resultado reforça a expectativa de Nelson Batista Martin, diretor do IEA, sobre o comportamento do índice em setembro. Segundo ele, deverá haver alta acumulada mensal da ordem de 1%, sustentada, principalmente, pela entressafra de grãos. No início do mês, o grupo de produtos de origem vegetal subiu, na média ponderada, 3,22%, e o grupo de origem animal caiu 3,87%.

Entre os vegetais, as principais altas foram as do amendoim (7,84%), da cana (6,9%) e do milho (6,6%), ao passo que produtos que puxaram a valorização do IPR em agosto chegaram ao limite e recuaram, casos de batata (9,8%), cebola (16,13%) e tomate (18,54%). Entre os animais, surpreenderam os recuos de aves (6,45%) e de ovos (18,73%). Conforme Martin, o consumo no mercado interno está mais fraco do que se esperava, o que influenciou as baixas das aves e dos ovos. Também pesou o aumento da oferta.