Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Milho desvalorizado

O alto custo de produção está desanimando os produtores de milho do Paraná. O Estado, primeiro produtor nacional do grão, está plantando uma das menores safras dos últimos anos.

Da Redação 07/10/2004 – As novas lavouras de milho do Paraná já estão recebendo a primeira aplicação de veneno para controlar as pragas. Em um sítio em Maringá, o plantio foi feito há 20 dias e é um dos poucos da região. O produtor Paulo Montanholi decidiu manter a área de milho para fazer rotação de cultura.

“Eu não levei em conta o preço da saca da soja nem da saca do milho. A decisão foi tomada em função da rotação de cultura” justificou Montanholi.

Já os agricultores que levaram em conta os preços estão reduzindo o plantio. Segundo os técnicos, o clima também não está colaborando com o milho.

“Em setembro, que é a época ideal onde se planta na região, tivemos uma seca prolongada. Começou a chover agora. Então, para o produtor ficou um pouco tarde para fazer o plantio do milho. Outro fator também é o preço, que está desestimulado” explicou Paulo Milagres, agrônomo da Emater.

No Paraná, a previsão da Secretaria de Agricultura é a de que a área do milho 8% menor. O que significa uma produção de 600 mil toneladas a menos nesta safra. Em alguns municípios da região noroeste a redução de área chega a mais de 50%.

No município de Floresta foram cultivados no ano passado mil hectares de milho. Dessa vez, o cultivo não deve chegar a 500 hectares. Áreas que normalmente já estariam com a cultura plantada, continuam fazias porque mesmo os produtores mais tradicionais de milho do município decidiram não plantar.

O produtor Edílson Komagomen planta milho há mais de 20 anos. Pela primeira vez a cultura, que ocupava 60 hectares, vai ser trocada pelo algodão.

Nós optamos pelo algodão porque o milho está com custo muito alto de produção, em torno de R$ 1,3 mil por hectare, e nossa produção tem sido na faixa de cem sacas por hectare a um preço de R$ 14,00. Então, eu estaria muito próximo do custo de produção” disse Komagomen.

De acordo com a Secretaria de Agricultura do Paraná, a área plantada com milho este ano será de 1,255 milhão de hectares, redução de 7,3% em relação à safra passada.