Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Exportação de milho em Mato Grosso deve crescer mais de 8% na safra 2022/23

Estimativas do Imea apontam para uma super safra de 47 milhões de toneladas do cereal

Exportação de milho em Mato Grosso deve crescer mais de 8% na safra 2022/23

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou estimativas que apontam para um aumento de 8,26% nas exportações de milho em Mato Grosso na safra 2022/23. O estado deve exportar 28,76 milhões de toneladas do cereal neste período. O consumo interno de milho também deve crescer em 14,69%, impulsionado pela demanda das usinas de etanol, com um consumo total de 13,61 milhões de toneladas.

A safra de milho segunda safra em Mato Grosso está prestes a começar, e as estimativas do Imea apontam para uma super safra de 47 milhões de toneladas do cereal. O consumo dentro do estado, segundo o instituto, será de 9,72 milhões de toneladas apenas pelas usinas de etanol. No entanto, a projeção para o consumo interestadual é de um recuo de 4,39%, ficando em 4,57 milhões de toneladas.

Em relação à safra anterior, o Imea espera o embarque de 26,54 milhões de toneladas de milho, além de um consumo de 11,87 milhões de toneladas dentro de Mato Grosso e de 4,78 milhões de toneladas no consumo interestadual.

As perspectivas são positivas para a produção de milho em Mato Grosso, mas o Imea alerta que fatores como clima, logística e demanda internacional podem impactar as projeções.