Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fabricação de alimentos seguros

Série Qualidade e Segurança dos Alimentos será lançada nesta terça-feira (19), em Brasília, pelo Sebrae e parceiros.

Da Redação 19/10/2004 – Nesta terça-feira (19), o Programa de Alimentos Seguros, com foco na produção rural (PAS Campo) lançará a série de publicações denominada Qualidade e Segurança dos Alimentos, composta por 17 manuais sobre 13 segmentos produtivos e suas respectivas metodologias, processos e boas práticas. O evento acontece às 14h no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília.

A série de publicações foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com o Sebrae, CNI (Senai/Sesi), Sesc, Senac, Senar e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essas publicações serão utilizadas como material de apoio na capacitação dos instrutores do PAS Campo em todas as unidades da Federação. Agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas, médicos, entre outros profissionais que trabalham na área rural, compõem o público-alvo do programa.

Inicialmente foram selecionados 13 áreas produtivas à serem contempladas pelo PAS Campo por apresentarem altos índices de contaminação: milho, leite, café, castanha-do-Brasil, pimenta-do-reino, maçã, cenoura, alface, melão, amendoim, uva, caju e ovos. A maioria deles possui participação crescente nas exportações brasileiras. “Não adianta ter controle de qualidade no processamento industrial, se os cuidados para assegurar o produto final não são praticados, no momento da coleta dos frutos, grãos, ou do leite”, explica Maria Regina de Oliveira Diniz, coordenadora do PAS no Sebrae.

O PAS Campo tem o objetivo de atender a crescente exigência de qualidade e segurança dos consumidores dos mercados interno e externo em relação aos produtos alimentícios. A indústria de alimentos e o segmento de bares, restaurantes e lanchonetes já são atendidos pelo PAS Indústria e PAS Mesa, que são geridos nos estados pela parceria Senai e Senac.

O que é o PAS

Em 1998, Sebrae e Senai iniciaram o programa em abril de 1998, inicialmente denominado Projeto APPCC (Análse de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que posteriormente passou a se chamar PAS (Programa de Alimentos Seguros), com o objetivo de levar às micro e pequenas empresas, materiais instrucionais, capacitação e apoio na implantação de modernas ferramentas, abrangendo toda a cadeia produtiva de alimentos. Posteriromente, o PAS passou a contar com os novos parceiros Sesi, Sesc, Senac, Senar e Anvisa.

A indústria alimentícia foi o primeiro foco do programa e ganhou a denominação de PAS Indústria. Em 2001, o programa passou a contemplar os produtos prontos para o consumo e assim foi o criado o PAS Mesa, voltado a bares, restaurantes, lanchonetes, etc. Em 2002, os produtos do campo foram o terceiro foco do programa, que foi chamado PAS Campo, voltado aos produtores rurais.

O PAS Indústria e o PAS Mesa já capacitaram técnicos de mais de
sete mil empresas, das quais 90% são micro e pequenas empresas. No momento, mais de 3.500 dessas empresas estão implantando as ferramentas Boas Práticas e o Sistema APPCC em seus processos produtivos.

Devido a atuação do Sebrae nos Arranjos Produtivos Locais (APLs), as metodologias e materiais do PAS estão sendo utilizados nas ações desses arranjos, possibilitando a disseminação dos objetivos do programa em relação à segurança dos alimentos, que se somam às ferramentas de gestão financeira e empresarial, sendo levados a micro e pequenos empresários de várias localidades.