De acordo com o relatório Brazilian G&O Monthly Update do Rabobank, os preços ao produtor da soja brasileira tiveram uma queda de 11,7% em abril em relação ao mês anterior. Isso se deve a uma oferta recorde de abastecimento, uma base negativa também recorde nos portos e maiores cotações internas de frete que pressionaram os preços da soja.
Já o preço do milho ao produtor caiu 11,5% em abril em relação ao mês anterior. A expectativa é de uma safra recorde de 126 milhões de toneladas, porém, a capacidade logística limitada reduziu os preços do milho.
Apesar disso, as exportações brasileiras de soja em março de 2023 atingiram 13,2 milhões de toneladas, 9% a mais do que em março de 2022. No entanto, um atraso substancial na colheita da soja limitou a oferta de soja para exportações. Em março de 2023, as exportações de milho também atingiram 1,3 milhão de toneladas métricas, um recorde histórico, e as exportações totais de milho para 2022/23 atingiram 9,8 milhões de toneladas métricas, 6,3 milhões de toneladas acima do ano passado.
Atrasos no plantio da safrinha
Embora as condições da lavoura sejam boas, o atraso significativo no plantio da safrinha e os mapas meteorológicos que indicam precipitação abaixo da média na maioria dos produtores áreas nos próximos 15 dias deixam incertezas quanto à produção futura.