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Tortuga consolida presença na União Européia

Maior empresa de nutrição e saúde animal do Brasil consolida exportações de minerais orgânicos para a Comunidade Européia e planeja crescimento para 2005, além de montar estrutura naquele continente.

Da Redação 25/11/2004 – A Tortuga, maior empresa de nutrição e saúde animal do País, com faturamento anual de US$ 150 milhões, deve ampliar ainda mais sua atuação no mercado internacional nos próximos anos, inclusive na União Européia, onde planeja montar estrutura própria para distribuição de minerais orgânicos.

A consolidação da Tortuga na Comunidade Européia pôde ser constatada durante a participação na EuroTier, maior mostra de produção animal da Europa, realizada entre 09 e 12 de novembro, em Hannover (Alemanha).

“A EuroTier foi importante para mostrarmos nossa tecnologia em minerais orgânicos e dividir a atenção com as maiores empresas do mundo em insumos agropecuários”, afirma Ivo Marega, diretor de vendas da Tortuga, que esteve no evento em companhia de Rodrigo Miguel, coordenador nacional de Avicultura da empresa. Durante a EuroTier, a Tortuga apresentou seus produtos juntamente com a Eurotech, distribuidor oficial da empresa na Itália.

Marega informa que durante a EuroTier a Tortuga intensificou contatos com produtores que já utilizam seus minerais orgânicos e iniciou entendimentos com outros, possibilitando a ampliação das vendas a curto prazo. “Nos surpreendeu muito a freqüência de pessoas do Leste Europeu e Ásia. Além disso, notamos muito interesse sobre o que produzimos e, assim como em 2003, quando participamos da VIV Europe, em Utrecht (Holanda), todos ficaram surpresos com a tecnologia de transquelatos, desenvolvida no Brasil e que apresenta resultados bastante positivos”, informa Marega.

De fato, experiências no Brasil dão conta que a utilização de minerais orgânicos proporciona melhor rendimento de peito em frangos, além de possibilidades de produzir carnes com menos gordura e mais proteínas. Outro dado que impressionou os produtores europeus foi em relação à redução no poder de poluentes dos dejetos em suínos, uma vez que os carboaminofosfoquelatos (minerais orgânicos) podem contribuir para a diminuir o impacto no meio ambiente. “Isso tudo eliminando o uso de antibióticos e promotores de crescimento. A participação da Tortuga foi fundamental para provar que somos capazes de produzir alimentos saudáveis e seguros”, enfatiza Rodrigo Miguel.

O conceito da Tortuga atraiu a atenção de visitantes de 21 países, que passaram pelo estande da empresa. São eles: Alemanha, Bélgica, Brasil, Chipre, Dinamarca, Emirados Árabes, Espanha, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irã, Itália, México, Nigéria, Paquistão, Portugal, Romênia, Tailândia, Turquia e Ucrânia.

“Retomamos muitos contatos feitos no ano passado e concluímos negócios no estande. É importante participar de um mercado tão importante como a União Européia e o Leste Europeu, além de fortalecer ainda mais nossa marca em termos mundiais”, informa Ivo Marega.

ESTRUTURAÇÃO – Para atender a crescente demanda por minerais orgânicos na Comunidade Européia, a Tortuga planeja melhorar a estrutura de distribuição de seus produtos nos países do bloco e naqueles que devem entrar na comunidade nos próximos anos. “O Leste Europeu já merece atenção de nossa parte, principalmente a Polônia (forte em bovinos de corte e leite) e Ucrânia (aves, suínos e bovinos). Vamos focar bem nossa atuação nesses países”, informa Ivo Marega.

Na Itália, a Tortuga contará com a Eurotech na distribuição de seus produtos e deverá apresentar novidades já a partir de 2005. “Devemos definir um novo pacote de produtos para a Itália, principalmente para confinamento de bovinos, pecuária leiteira e avicultura. Em suinocultura, nossos produtos já estão obtendo excelentes resultados”, explica o diretor da Tortuga.

Segundo Marega, em outros mercados da UE, em especial Espanha, França e Alemanha, a Tortuga deverá fazer mais estudos para saber se será necessária atuação direta, com escritório próprio, ou a escolha de distribuidores locais. “Em 2005, continuaremos marcando presença no mercado internacional, participando de feiras, exposições e palestras. O objetivo é conhecer melhor os países e planejar ações comerciais específicos para essa região tão importante economicamente”, assinala.