Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

Província em Filipinas declara estado de calamidade devido a surto de peste suína africana

O vice-governador de Aklan, Reynaldo Quimpo, declarou o estado de calamidade em 19 de maio, após uma sessão de emergência da junta provincial

Província em Filipinas declara estado de calamidade devido a surto de peste suína africana

O Sangguniang Panlalawigan de Aklan (Conselho Provincial de Aklan) declarou estado de calamidade na província devido a um surto de peste suína africana (PSA).

O vice-governador de Aklan, Reynaldo Quimpo, declarou o estado de calamidade em 19 de maio, após uma sessão de emergência da junta provincial solicitada pelo governador José Enrique Miraflores.

“O estado de calamidade é declarado porque há um surto de PSA em Aklan”, disse Quimpo.

A Dra. Maria Cyresa Leen Mabel Siñel, chefe do Gabinete do Veterinário Provincial (OPVET), disse que sete cidades da província foram infectadas pela PSA: Balete, Batan, Tangalan, Makato, Numancia, Kalibo e Nova Washington.

“Com base em nossos dados iniciais, cerca de 426 porcos de todas as idades já foram abatidos. Do referido número, 288 porcos eram de Balete e os restantes 133 de Tangalã”, disse Sinel aos membros do conselho provincial durante a sessão.

“Assim como nas outras cidades, ainda estamos validando nossos dados”, acrescentou.

O OPVET também está planejando fazer mais abates nas áreas infestadas para evitar que a PSA se espalhe ainda mais.

O conselheiro provincial Nemesio Neron, que preside à comissão da agricultura, disse que apoia pessoalmente a declaração do estado de calamidade.

“Poderíamos acessar os fundos de calamidade e usar o orçamento para fazer o que precisa ser feito e ajudar a fornecer assistência financeira às pequenas suínos afetadas pela PSA”, disse Neron.

Aklan é a última província da Ilha de Panay a ter sido infectada pela PSA.

Galo Ibardolaza, chefe do Gabinete Provincial de Redução e Gestão de Riscos de Desastres (PDRRMO), disse que a declaração é legal devido à extensão da infestação de PSA na província.

“As leis indicam que a declaração de estado de calamidade deve ser feita se houver danos generalizados à segurança alimentar, incluindo o gado, que não possam ser resolvidos no período de uma semana”, disse ele.