De acordo com o relatório mais recente do Rabobank, os preços de venda da soja tiveram uma queda de 6,5% em maio em comparação com o mês anterior. Apesar de uma recuperação nos prêmios de base da soja, a queda nos preços futuros do CBOT (Bolsa de Chicago) impactou negativamente os preços da soja no interior do país.
Já o preço do milho teve uma redução de 15,6% em maio em relação ao mês anterior. Os preços futuros mais baixos do CBOT e as expectativas de uma safra recorde de milho no Brasil pressionaram os preços para baixo.
O relatório também destaca que as exportações brasileiras de soja atingiram 14,3 milhões de toneladas métricas em abril de 2023, um aumento de 25% em relação ao ano passado. No acumulado do ano, as exportações de soja estão ligeiramente à frente do ritmo da temporada passada.
Quanto ao milho, as exportações em abril foram de 0,5 milhão de toneladas métricas, um recorde histórico. No acumulado do ano, as exportações de milho estão 144% acima do que estavam no ano passado.
O relatório do Rabobank também ressalta que a safra de milho safrinha está em condições muito boas, beneficiada pelas chuvas em várias regiões produtoras. A previsão do Rabobank para a produção total de milho na nova temporada é de 126 milhões de toneladas métricas, um aumento de 11 milhões de toneladas métricas em relação à safra do ano passado.