No primeiro quadrimestre de 2023, as exportações de carne suína de Santa Catarina alcançaram 206,7 mil toneladas, resultando em receitas de US$ 504,2 milhões. Esses números representam um aumento de 13,5% na quantidade exportada e um crescimento de 27,8% em faturamento, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os principais destinos foram China e Hong Kong, responsáveis por 49,4% dos embarques catarinenses nesse período. Segundo especialistas, o crescimento das exportações para a China pode ser atribuído às flutuações de preços no país asiático e aos novos focos de peste suína, que afetaram a produção local.
Cenário atual
Em Santa Catarina, no primeiro quadrimestre de 2023, o setor de carnes – carro-chefe das exportações do agronegócio no estado – registrou uma receita de US$ 1,34 bilhão. Nesse período, foram exportadas cerca de 600 mil toneladas de diversas carnes, incluindo frangos, suínos, perus, patos, marrecos e bovinos, entre outras variedades.
Esses resultados representam um aumento de 10,5% na quantidade de carnes exportadas e um crescimento de 20,8% no faturamento, quando comparados ao mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).
“A gente acredita no campo e aposta nessa gente que trabalha duro pra fazer o nosso agro crescer. Nosso papel como Governo do Estado é apoiar e dar todas as condições pra esse crescimento. Estamos melhorando a infraestrutura rural, qualificando quem trabalha no campo e ampliando nossas linhas de crédito para o produtor”, ressaltou o governador Jorginho Mello.