Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Qual o perfil do turista de negócios?

Pesquisa mostra quem é e como se comporta o turista de negócios de SP e do RS: 89% possuem celular e 82% utilizam computador nas viagens.

Da Redação 03/02/2003 – Homem, 39 anos, casado, com filhos, curso superior e renda individual de R$ 7 mil. Esse é o perfil do viajante de negócios que se hospeda em empreendimentos da categoria midscale, segundo a II Pesquisa de Comportamento e Atitudes do Viajante de Negócios, feita pela InterScience em junho de 2002, com hóspedes dos hotéis Novotel Morumbi e Center Norte, em São Paulo, e Novotel Porto Alegre e São José dos Campos. “O turismo de negócios representa, em média, 85% do total de hospedagens e 90% do nosso faturamento”, afirma Orlando de Souza, diretor de operações da Accor Hotel.

Dos 79 hóspedes pesquisados, 85% são homens e 15% mulheres. A idade média é de 39 anos, 67% são casados, 70% têm filhos, 52% têm curso superior completo e a renda familiar média é de R$ 8 mil. O perfil mostra ainda que 71% usam cartões de fidelidade, 59% chegam ao destino de avião, 65% viajam pelo menos uma vez por mês e 22% fazem isso todas as semanas.

Quanto aos itens de modernidade dos viajantes de negócios, 89% possuem celular, 82% computador, 56% têm TV a cabo, 52% agenda eletrônica, 49% DVD e 47% têm internet banda larga.

Falando de seus hábitos de lazer, os turistas de negócios revelaram que gostam de sair para passear quando estão viajando a negócios (82%). Quando não estão em suas cidades, 38% praticam atividade física, e quando estão em casa, 80% fazem isso. A atividade de lazer mais lembrada pelos hóspedes foi assistir TV ou vídeos. Em seguida, ler livros e revistas.

O estudo mostrou também como se comportam homens e mulheres de negócios. Elas são mais organizadas, menos barulhentas e esquecem menos objetos que os homens, mas eles são os mais generosos quanto às gorjetas. Ainda sobre as mulheres, elas tomam mais bebidas light, trazem mais bagagem inútil e são as que mais levam os xampus do hotel. Já os homens são os que mais consomem produtos do frigobar e os que mais usam o computador.

Quando estão viajando a negócios, 55% das mulheres costumam fazer suas refeições no restaurante e 45% no apartamento. Os homens também preferem o restaurante (76%), mas 5% deles gostam de comer fora do hotel.