Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produtos e ações inovadoras

A Elanco Saúde Animal produz soluções tecnológicas para a suinocultura brasileira e ainda contribui para as campanhas de marketing e consumo da carne suína.

Redação SI (Edição 166/2003) – A Elanco Saúde Animal, empresa multinacional americana e subsidiária do Grupo Eli Lilly, concentra seus recursos com pesquisa e desenvolvimento, utilizando a mesma filosofia de qualidade do grupo nas linhas humana em suas linhas veterinárias. “Um exemplo disso é o Tylan, produto utilizado para prevenir e controlar doenças entéricas e respiratórias em suínos, que foi sistematicamente aperfeiçoado e testado por meio de nosso sistema de pesquisa e por universidades do mundo todo”, explica Milton Miguel Serapião, gerente de Vendas Suínos.


Equipe da Elanco Suínos: Milton Serapião, Cíntia Oliveira e Rogério Assis

Para a suinocultura, a Elanco conta com um portfólio de produtos de última geração e ações inovadoras. Entre essas ações podem ser destacadas a promoção e a organização de encontros com açougueiros, abatedouros e produtores. “Estamos proporcionando um intercâmbio de conhecimento e interesse nessa área”, diz Milton. “E os objetivos principais desses encontros são conscientizar os açougueiros sobre as vantagens da compra de carcaças suínas mais pesadas e apresentar as variedades de cortes comerciais dessa carne”. Segundo o gerente, em avaliações realizadas em algumas regiões têm sido observado que o abate de um suíno mais pesado (entre 110 kg e 120 kg) e a comercialização de cortes pode aumentar a lucratividade do açougueiro em torno de R$20,00 a R$30,00. “Depois dessa conscientização, o açougueiro passa a buscar os melhores fornecedores da carne suína, o que é bom para os frigoríficos e para os produtores”, resume. Esta ação da Elanco está sendo realizada em alguns pólos de produção suína no Estado de São Paulo e de Minas Gerais. “Os açougueiros ainda não aceitam as carcaças mais pesadas por falta de informação sobre as suas vantagens. E é esse trabalho que a Elanco está levando a esses profissionais”. De acordo com o gerente, a empresa tem planos de intensificar esses encontros entre produtores, abatedouros e açougueiros, devido ao ótimo retorno dos primeiros realizados.

Outro destaque em ações da Elanco, é a sua participação pioneira na campanha para o consumo de carne suína. A empresa tem alertado em todos os eventos que participa sobre as qualidades da carne suína. “Também estamos praticando ações que minimizam o impacto recente das oscilações do mercado financeiro, evitando o repasse total dos custos aos produtos nesse momento de crise”, diz Rogério Assis, gerente de Marketing. “Estamos deixando de ganhar para atender as necessidades do mercado suinícola, pois acreditamos muito no potencial da suinocultura brasileira”.

Produtos – Além das ações inovadoras, o portfólio de produtos suínos da Elanco também traz tecnologia e novidades. Entre eles estão o Pulmotil (um macrolídeo que atua sobre os três principais agentes das doenças respiratórias), considerado pela empresa um produto inteligente e oportuno. “Inteligente porque age juntamente ao sistema imune do animal e oportuno porque controla os principais agentes das doenças respiratórias”, explica Milton Serapião. “O Pulmotil é aceito pelos principais mercados importadores da carne suína brasileira”.

Também seguindo essa linha tecnológica e de qualidade, a Elanco disponibiliza ao mercado o Paylean (um aditivo alimentar que auxilia no aumento da produtividade da granja – principalmente na fase final, terminação, dos suínos).  “O último mês é uma fase muito importante na criação dos suínos e pode determinar o lucro ou prejuízo da atividade. O uso do Paylean neste período crítico da criação tem sido fundamental para aumentar a valorização do suíno e reduzir o impacto da alta conversão alimentar que é observado nesta fase”, explica Milton. Segundo o gerente, o produto auxilia no aumento de ganho de carne magra do suíno em terminação, reduzindo a deposição de gordura na carcaça. “A utilização do Paylean é indicada durante os 28 dias antes do abate para promover a produção de suínos pesados, com menos gordura e uniformes”.

A empresa ainda disponibiliza o Pig Flow – Programa Estratégico de Negócio, uma ferramenta que ajuda a aumentar a produtividade e lucratividade dos produtores, gerenciando dados fase a fase dentro da granja.

Estrutura – A Elanco Saúde Animal conta hoje com uma equipe de campo exclusiva formada por veterinários, zootecnistas e agrônomos (homens e mulheres) atuante nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. “Contamos também com jovens profissionais treinados pela Elanco para atuar junto aos nossos distribuidores, explica Milton. “Esses profissionais são especializados e adequados a determinado mercado, o que faz com que o cliente reconheça na equipe da Elanco os consultores de seu negócio”.

Recentemente, a Elanco formou parceria comercial com a Boehringer Ingelheim para incluir em seu portfólio os produtos biológicos, ou seja, as vacinas para suinocultura. “Esta parceria foi efetivada em setembro de 2002 e hoje temos uma linha de produtos maior, com as vacinas da Boehringer, utilizando a distribuição exclusiva da Elanco”, diz Rogério Assis.