Redação SI 07/03/2003 – Criadores de suínos, agricultores familiares, políticos e sindicalistas vão discutir hoje (7) formas de incentivar a suinocultura e recuperar os prejuízos causados pelas sucessivas crises no setor geradas pela falta de uma política de apoio.
O evento, que se inicia às 9h30min no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Chapecó, terá a presença do secretário nacional de Agricultura Familiar, Valter Bianchini. O encontro foi articulado pelo deputado federal Cláudio Vignatti, com o objetivo de viabilizar propostas para superar a crise do setor.
Em Santa Catarina, o número de suinocultores caiu de 60 mil para 18 mil nos últimos anos. O Estado viveu no ano passado uma das piores crises da história. O coordenador de políticas institucionais da Fetraf-Sul, Volmir Santolin, disse que é necessário adotar medidas para incentivar a produção de milho, garantia de preço e comercialização.
Ele destacou que é preciso flexibilizar a legislação sanitária para incentivar a criação de agroindústrias familiares, além de reduzir a diferença entre o preço pago pelo consumidor e o que recebe o produtor. Há proposta de uma câmara setorial com todo a cadeia do setor.