Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Furlan é a favor dos transgênicos

Ministro defende plantio e venda de transgênicos para atender o mercado interno e aumentar as exportações.

Da Redação 07/03/2003 – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, defendeu nesta quinta-feira (06) uma posição favorável ao plantio e à comercialização de produtos transgênicos no país. Depois de apresentar os novos secretários do Ministério, Furlan afirmou que o Brasil precisa produzir mercadorias que atendam ao mercado interno e ajudem o País a aumentar as exportações.

Segundo ele, o País deve estar orientado para aquilo que o mercado demanda. “O importante é procurar caminhos que proporcionem ao Brasil melhor colocação no mercado mundial”, disse o ministro, referindo-se aos benefícios gerados pela soja geneticamente modificada, como maior produtividade e competitividade.

Furlan aproveitou a ocasião para dar um palpite pessoal sobre a produção de organismos geneticamente modificados. Para ele, o Brasil deveria adotar dois caminhos: a produção de transgênicos e de grãos tradicionais para atender ao maior número de mercados possível.

Atualmente, a maior preocupação do governo é quanto ao destino da soja transgênica já produzida ilegalmente no país – mais de 60% da soja do Rio Grande do Sul é geneticamente modificada.