Da Redação 18/03/2003 – O governo já admite comercializar soja transgênica no mercado interno. Ontem (17) o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que a safra atual será escoada tanto para o mercado externo como para o interno.
A afirmação foi feita durante discurso de abertura do 14 Fórum Nacional de Soja em Não-Me-Toque (RS). “Essa decisão está tomada pelo governo brasileiro. A questão está em como criar um mecanismo jurídico pra que isso aconteça sem nenhum problema e com transparência absoluta”, afirmou.
No momento, a manobra jurídica para permitir o escoamento da soja transgênica, que continua ilegal, está nas mãos da Advocacia Geral da União (AGU). Segundo o ministro, a AGU e uma comissão interministerial trabalham para criar um instrumento jurídico, mas até o momento não há indícios de qual seria a manobra possível e a data da tomada da decisão sobre o tema.
Venda em andamento
A despeito de uma decisão governamental a respeito do destino da produção da soja transgênica no Brasil, os produtores têm vendido normalmente o grão.
A colheita da safra 2002/03 já terminou em alguns pontos do país e está no início no Rio Grande do Sul. Embora não seja o único Estado com plantações de organismos geneticamente modificados -ilegais no Brasil-, o Rio Grande do Sul detém a maior área plantada com soja transgênica no país, estimada em 60% da produção total.
As previsões são que haja uma safra 2002/03 recorde -cerca de 8,5 milhões de toneladas. Desse volume, calcula-se que 40% da safra já tenha sido vendida antecipadamente.