O Trajetos está disponível nas páginas eletrônicas
www.cnpsa.embrapa.br (no ícone Serviços, à esquerda da tela) e www.chapeco.com.br e se transformou no primeiro software de fácil acesso e manejo colocado à disposição da suinocultura.O programa auxilia na definição e dimensionamento de um sistema de manejo, tratamento e utilização de dejetos suínos, de acordo com a situação de cada propriedade e adequação às exigências da legislação ambiental em vigor. Para a Chapecó Alimentos e a Embrapa Suínos e Aves, aliar a pesquisa agropecuária, a iniciativa privada e a Internet é um dos caminhos mais eficazes e baratos para proteger o meio ambiente. O programa realiza os cálculos e aponta a dimensão que deve ter o sistema de tratamento automaticamente.
O decantador de palhetas é um dos mais adequados para os pequenos e médios criadores porque apresenta facilidade de construção e operação, baixo custo e elevada eficiência de separação.
A parte líquida é tratada por lagoas ligadas em série. As lagoas anaeróbicas são profundas (3 metros) e têm por objetivo a destruição da matéria orgânica e coliformes fecais. A facultativa é rasa (1 metro) e, além de reduzir a carga orgânica, mostra-se eficiente na remoção de Nitrogênio, Fósforo e coliformes fecais. A determinação do volume de cada lagoa é encontrada inserindo-se no Trajetos os dados sobre o sistema de criação adotado na propriedade.
O volume de dejetos a ser aplicado nas lavouras pode ser estimado em função do balanço de nitrogênio. Conhecendo-se as exigências dos vegetais, a concentração de elementos e a taxa de mineralização dos dejetos, pode-se determinar a quantidade a ser aplicada (de acordo com as tabelas fornecidas no sistema).
A Embrapa ainda ressalta que o Trajetos conta com a vantagem de incorporar novidades que venham surgir daqui por diante, mantendo as opções de tratamento de dejetos sempre atualizadas.