Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Túnel TRV

York projeta e instala túnel de congelamento para empresa processadora de carne suína no Chile.

Redação SI 10/04/2003 – A York International projetou e forneceu à Faenadora Rosario, empresa integrante do Agrosuper Group, um dos maiores grupos empresariais do Chile, um tunel de retenção variável – TRV com capacidade de congelamento de 200 toneladas/hora de cortes de suíno, permitindo congelar e resfriar simultaneamente oito diferentes tamanhos de embalagem, cada uma com um tempo diferente de permanência no tunel, o que resulta numa ótima qualidade do alimento e reduz custos.

O Agrosuper Group é responsável pelo abastecimento de cerca de 50% do mercado chileno, com cerca de 130 mil toneladas de carne suína, marca Super Cerdo, e vendas anuais de US$ 150 milhões, exportando cerca de 13% desse volume de produto para o Japão.

O principal desafio da Faenadora Rosario, instalada na cidade de Rancágua, a 200 km ao sul de Santiago, era exatamente poder congelar e resfriar oito diferentes tipos de produtos, com diferentes tempos de retenção no tunel, o qual deveria abrigar uma capacidade horária de produção de 12.500 kg/hora.

A instalação frigorífica completa da nova planta da Faenadora Rosário que possui capacidade de abate de 400 suínos/hora, ou seja, um total de 90 mil toneladas/mês, e o mais novo e o mais avançado abatedouro e processador de suínos do Chile, foi fornecida pela York Chile e já está operando.

Investimento
– O projeto, num total de US$ 2,4 milhões, envolveu  a integração dos profissionais da York do Chile e da York do Brasil no desenvolvimento de pesquisas, busca de soluções e tomada de decisões em grupo, para atender essas necessidades da Faenadora Rosário.

O túnel fornecido pela York Brasil mede 30 x 40 x 2 m (esta última a altura) e foi fabricado com tecnologia da neozelandesa Intec, atendeu às normas da American Uniform Building Code, section 23/2 Zona 4 (normas sísmicas dos Estados Unidos), o que implicou que cada coluna fosse chumbada com 10 chumbadores de 1,5 m de comprimento e 42 mm de diâmetro, além de todo túnel ter sido reestruturado para tal condição.