Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil deverá produzir menos carne suína neste ano

Analista do Instituto Cepa/SC diz que os números preliminares da produção nacional de carne suína neste ano indicam queda de 4,6% em cabeças e de 3% em toneladas.

Redação SI 14/04/2003 – Analista do Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (Instituto Cepa/SC), Jurandir Soares Machado, em recente estudo realizado entre os principais elos da cadeia produtiva de suínos da região Sul, diz que os números preliminares da produção nacional de carne suína neste ano indicam queda de 4,6% em cabeças e de 3% em toneladas.

A estimativa deve ser revista, como frisa o pesquisador, porém, deverá ser melhor monitorada no Centro-Oeste e no Sudeste, e fortemente rediscutida no Sul, maior região produtora de carne suína.

Para 2002, diz Machado, previa-se uma produção de 2,89 milhões de toneladas, mas revista para menos devido à redução no peso médio de abate pelas dificuldades de suprimento de insumos – especialmente pela escassez de milho que prejudicou a atividade de Sul a Norte do País.

Numa visão panorâmica, Jurandir Soares Machado diz que a situação da atividade nas principais áreas de produção, em 2003, deverá ser reduzida no Sul, impulsionada pela menor produção de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul; expandida no Paraná; fortemente elevada no Centro-Oeste, e reduzida também no Sudeste e no Nordeste. “Apesar de os números atuais apontarem para uma forte expansão da produção no Centro-Oeste, a produção sulina vai aumentar a sua participação, tanto em número de cabeças quanto em quantidade de carne produzida”, finaliza o analista.