Redação SI 13/05/2003 – Apresentar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da suinocultura foi uma das metas perseguidas pela Embrapa Suínos e Aves, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sede em Concórdia, Santa Catarina, no decorrer de 2002.
Os pesquisadores da área de gestão ambiental trabalharam em diferentes projetos, também em parceria com outras instituições, apresentando propostas às atividades desenvolvidas em suinocultura. Um desses projetos de gestão ambiental em suinocultura, se estruturou através do desenvolvimento de três ações principais, explicadas pelo pesquisador da área de tratamento de dejetos e educação ambiental Airton Kunz, que são:
– biodigestor (1a. ação)
A construção de um biodigestor com aproveitamento do biogás produzido para aquecimento de um aviário, em andamento em propriedade rural no município de Peritiba, SC. Esse sistema será uma unidade modelo aberta para difusão da tecnologia junto a produtores e técnicos, disseminando a idéia de agregação de valor ao dejeto e gestão integrada da propriedade, visando, também, a redução do impacto ambiental dos dejetos gerados pela estabilização biológica desses.
– inventário de tecnologias (2a. ação)
A elaboração de um inventário tecnológico que estará disponível na página eletrônica da Embrapa Suínos e Aves ainda em 2003. Essa base de dados deverá conter informações básicas e diretas (finalidade, vantagens, desvantagens, custo, etc.) sobre as tecnologias disponíveis para tratamento de dejetos suínos. A intenção é subsidiar a tomada de decisões no que diz respeito à implementação de sistemas de tratamento.
– plataforma de compostagem (3a.ação)
A construção de uma plataforma de compostagem para agregar valor ao dejeto (biofertilizante) dentro da mesma idéia do biodigestor. Essa ação iniciou em março de 2003.
Para a execução desse projeto, a Unidade assinou termo de cooperação técnica e financeira com o SEBRAEServiço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Brasília, DF, no valor de R$ 150 mil.
A FUNDAGRO – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de Santa Catarina, a Sadia Concórdia, SC, e a SANSUY Indústria de Plásticos S/A , SP, também participam do projeto.