Redação SI 23/05/2003 – O secretário nacional de Política Agrícola, Ivan Wedekin, garantiu que a renegociação da dívida dos cerca de 7.200 suinocultores catarinenses já pode ser feita junto aos bancos onde contraíram os empréstimos. Wedekin informou a decisão na manhã desta quinta-feira (22), em audiência no Ministério da Agricultura em que participaram o deputado Cláudio Vignatti (PT-SC) e o deputado Odacir Zonta (PP-SC). O secretário recomendou que “os produtores, através deles próprios ou através de suas lideranças procurem as agências dos bancos onde eles têm financiamento e comecem as negociações”. Wedekin pondera que a renegociação deve ocorrer caso-a-caso.
O deputado Vignatti (PT) classificou o encontro como extremamente positivo por acordar o refinanciamento das dívidas dos suinocultores e por possibilitar que os bancos possam conceder novos créditos para investimentos. Esta possibilidade estava suspensa em face das dívidas atuais, agora com a possibilidade de serem renegociadas. O deputado informa, ainda, que será feita uma audiência pública no Oeste catarinense envolvendo todas as entidades envolvidas na cadeia produtiva da suinocultura, inclusive os bancos e Governo, com a finalidade de construir uma normatização no setor que impeça as oscilações e crises como ocorre atualmente.
Suinocultores poderão renegociar dívida
O secretário nacional de Política Agrícola, Ivan Wedekin, garantiu que a renegociação da dívida dos suinocultores catarinenses já pode ser feita junto aos bancos onde contraíram os empréstimos.