Equipe Pfizer, com cerca de 23 técnicos, ganha reforço com a aquisição da Pharmacia no atendimento aos clientes |
Redação SI (Edição 170/2003) – A Pfizer adquiriu recentemente, por meio da aprovação legal e integração dos grupos, a Pharmacia. “A Pfizer comprou as divisões mundiais de Farmacêutica, Consumo (linhas de produtos OTC – com venda liberada ao consumidor) e Saúde Animal da Pharmacia”, revelou na AveSui 2003 o diretor da Divisão de Saúde Animal do Laboratórios Pfizer, José Francisco Hintze. “A negociação começou em junho de 2002 e culminou em um investimento de US$ 60 bilhões”. De acordo com o diretor, a compra foi motivada por duas razões: as duas empresas são as que mais investem e as que mais crescem na indústria farmacêutica e as linhas de saúde animal da Pharmacia completam as da Pfizer. “Integramos ao nosso portfólio as linhas de aves e suínos, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, animais de companhia e divisão agrícola (fertilizantes) da Pharmacia”, diz Hintze. Com a aquisição da multinacional, a Pfizer pulou para o primeiro lugar no mundo entre as indústrias de saúde animal e para o segundo lugar no Brasil. Já no mercado geral de medicamentos, a Pfizer saltou da quinta posição para a primeira no ranking brasileiro. Segundo as informações do diretor, a nova empresa deverá investir cerca de US$ 10 milhões em pesquisas no País.
Saúde animal – Na área de Saúde Animal, a Pfizer agora amplia seu leque de atuação. O laboratório passa a atuar também nos segmentos de aves e eqüinos, além de expandir seus negócios em bovinos, suínos e animais de companhia. Entre os principais medicamentos que passarão a ser comercializados pela Pfizer estão o Excenel (para infecções respiratórias no gado); Lincomix e Lincospectin (para o tratamento de infecções respiratórias de aves e suínos); Anti-Robe (para saúde bucal de cães e gatos) e o Hilartyl (para problemas de articulação em eqüinos). Entre os destaques da Pfizer nessa área já figuravam o Dectomax (antiparasitário bovino), Terramicina LA (antibiótico bovino), Revolution (para parasitas internos e externos em cães e gatos), Rimadyl (para artrite canina) e RespiSure One (vacina contra pneumonia enzoótica em suínos).
Quanto ao quadro de funcionários da divisão de Saúde Animal da Pharmacia, José Francisco Hintze revela que cerca de 85% foram integrados à Pfizer. “O mercado de saúde animal já está acostumado com as fusões entre as empresas.
Respisure One, vacina contra pneumonia enzoótica em suínos, um dos produtos carro-chefe da Pfizer |
Hoje, o número de funcionários Pfizer/Pharmacia chega a mais de 100 mil pessoas em todo o mundo”. Hintze enfatiza que os segmentos brasileiros de aves e de suínos ganharam bastante com esta aquisição. A equipe técnica que atende aos dois mercados no Brasil cresceu de 11 para 23 profissionais. “A nossa suinocultura e avicultura ganharam não só em números e em variedades de produtos, mas também na qualidade do atendimento Pfizer, que é o diferencial do laboratório”, destaca. “Nossa equipe é constantemente treinada e reciclada para melhor atender às necessidades de nossos clientes”.
Acordo com a Virbac – A Pfizer ainda firmou há pouco tempo um acordo com a Virbac para a distribuição e comercia-lização exclusiva de seus produtos aditivos para aves e suínos. “Com isso teremos maior massa crítica e um melhor direcionamento às expectativas de cada cliente”.
Histórico da Pfizer – Presente no Brasil desde 1952, com unidade industrial em Guarulhos (SP), a Pfizer assume agora as fábricas da Pharmacia instaladas nas cidades de São Paulo e Jandira (SP) e a área administrativa localizada na capital paulista.
Novo portfólio da Pfizer
Linco Spectin 100 e 440, antibióticos indicados para aves e suínos agora incorporado ao portfólio da Pfizer |
Lincomix 600, utilizado no tratamento e controle de doenças entéricas em aves e suínos | Excenel tratamento de infecções respiratórias |
Parceria com a Virbac
Produtos da Virbac para aves e suínos que já estão sendo distribuídos e comercializados pela Pfizer
Fencare 4% | Alplucine Pó Solúvel | Suramox Premix | Virbamax Premix |
Alplucine TS |
Alplucine Premix | Premedox | Suramox Pó Solúvel |
Lectron | Vitaminthe |
Campanha de Marketing recebe novo apoio da Pfizer O Laboratórios Pfizer também faz questão de interagir e de colaborar com a sociedade com a qual divide seus serviços. Um exemplo disso, no segmento de suinocultura, é a doação periódica ao Fundo Nacional de Promoção e Marketing da Carne Suína, coordenado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), de uma parte sobre as vendas da vacina Respisure One, indicada contra a pneumonia enzoótica. Em abril deste ano, a Pfizer entregou um cheque no valor de R$ 5.500,00 ao Fundo, referentes ao recolhimento de R$ 0,30 de cada frasco da vacina vendido durante um período estipulado pelo laboratório. “Esta é a segunda vez que a Pfizer faz uma doação para o Fundo, mas suas ações não se limitam a isto”, revela Flávio Hirose, gerente de Produtos de Saúde Animal. “O laboratório realizou um trabalho interno com os seus cerca de 1,2 mil funcionários explicando os valores nutritivos da carne suína para ajudar a promover o seu consumo, além de patrocinar e de participar de eventos do setor”. Um dos objetivos da Pfizer, segundo Hirose, é também fazer com que outras empresas façam o mesmo trabalho, seja com doações para o Fundo ou disseminando informações construtivas sobre a carne suína. “Se todos participarem do processo, a suinocultura ganha”, afirma. |