Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Seminário Internacional discute importância da rastreabilidade de alimentos e remédios

A EAN BRASIL - Associação Brasileira de Automação realiza, no dia 13 de agosto, o "II Seminário Internacional de Rastreabilidade". O intuito é discutir a importância da rastreabilidade da produção ao consumidor final.

Redação SI 06/08/2003 –  O evento, dirigido às cadeias produtivas de bens de consumo de uma forma geral, irá discutir temas como as necessidades, oportunidades e ações da rastreabilidade de alimentos; a segurança na aplicação de soluções parenterais; a rastreabilidade de carnes brancas e da carne bovina; os projetos em implantação da Anvisa e as necessidades do mercado Europeu.

Dentre os palestrantes, está prevista a presença de representantes do Ministério da Agricultura e Abastecimento, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Associação Brasileira dos Produtos de Soluções Parenterais, da Indústria Australiana da Carne e do CIES The Food Business Forum.

Ricardo Toshio Yugue, assessor de Soluções de Negócios da EAN BRASIL, salienta a importância do evento para a consolidação da prática de rastrear os produtos ao longo das cadeias de suprimentos. Segundo ele, esse processo é fundamental para garantir a segurança dos produtos e serviços que chegam ao consumidor e como ferramenta de gestão no monitoramento da distribuição dos produtos colocados pelas empresas no mercado.

No Brasil, discussões em torno do assunto têm sido pauta constante dos diversos Grupos de Trabalho coordenados pela Ean Brasil. Formados por profissionais das áreas de suprimentos, tecnologia da informação e administração, os grupos discutem os desafios de cada setor e desenvolvem ferramentas para a melhoria dos serviços prestados.

Dentre os projetos desenvolvidos atualmente, está a aplicação do código de barras com dados para rastreabilidade (lote e validade) em medicamentos e alimentos. Yugue ressalta, “exigência mundial, tanto na área da saúde como na alimentícia, a rastreabilidade mostra-se um importante recurso para a melhoria da qualidade dos serviços e para a transparência e eficiência que sempre se desejou”.

Programação

  • 8h-8h30 – Recepção;
  • 8h30-9h – Abertura;
  • 9h-10h Rastreabilidade e Segurança de Alimentos: Necessidades, Oportunidades e Ações Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
  • 10h-10h30 Coffee break;
  • 10h30-11h30 Segurança de Produtos farmacêuticos: O caso das soluções injetáveis e parenterais Associação Brasileira dos Produtos de Soluções Parenterais;
  • 11h30-12h30 Rastreabilidade na Indústria de Aves e Suína – Sadia;
  • 12h30-14h Almoço;
  • 14h-15h Rastreabilidade na cadeia da carne bovina: O modelo australiano Mr. Des Bowler Consultor Ausmeat;
  • 15h-15h30 Coffee break;
  • 15h30-16h30 A Anvisa e a Segurança de Medicamentos: Os projetos em implantação Dr. Bezerra Gerente Geral de Fiscalização da Anvisa;
  • 16h30-17h30 “Global Food Safety Initiative”: As necessidades do Mercado Europeu Mr. Hugo Byrnes CIES The Food Business Forum;