Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cereais e óleos de sementes

Pesquisa britânica visa suplementação alimentar de leitões desmamados com nutrientes alternativos.

Redação SI 22/08/2003 – Um projeto de pesquisa com duração estimada de quatro anos, que visa promover um desenvolvimento sustentável na nutrição de suínos recém desmamados, terá início neste mês na Europa.

O principal alvo desse projeto é desenvolver a nutrição de suínos, em fase de desmame, à base de cereais e óleos de sementes.

Segundo os idealizadores desse trabalho, ele proporcionará um salto no que diz respeito à indústria suína, pois, no futuro, argumentam os pesquisadores, todos os suínos da UE deverão ser criados sob sistemas onde os antimicrobianos sintéticos serão banidos, daí a necessidade de se buscar formas alternativas de proteger os animais contra ações bacterianas.

As instituições que estão à frente dessa pesquisa são as: University of Leeds, Newcastle and Nottinham. O projeto será gerenciado pelo professor Ilias Kyriazakis.

Essa pesquisa faz farte do projeto Sistems for Weaner Pig Management, que almeja fazer com que a indústria suína britânica tenha acesso ao que há de melhor em se tratando de nutrição animal.

Indagado sobre o projeto, o Sr. Stewart Houston, presidente da BPEX (British Pig Executive), disse: “Esta pesquisa levanta questões que são extremamente importantes. A indústria suína britânica tem se mantido, ao longo dos tempos, numa posição mais avançada, em relação às outras, no que se refere à tecnologia. No entanto, temos tido problemas devido a distúrbios digestivos, causados por bactérias, nos animais recém desmamados. Problema, esse, que por volta de 2006 será excomungado da UE, graças ao avanço científico decorrente desse investimento”.