Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Feira reúne Comissão de Agricultura

Parlamentares entregam hoje (5) a Lula texto pleiteando renegociação das dívidas dos suinocultores.

Redação SI 05/09/2003 – O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, deputado Jerônimo Goergen (PP), aproveitará a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva na Expointer para entregar um documento em defesa da renegociação da dívida dos suinocultores gaúchos, que, segundo o Banco do Brasil, soma cerca de R$ 35 milhões.

A decisão de encaminhar a reivindicação diretamente ao presidente foi tomada ontem, durante reunião da Comissão na Expointer. O mesmo pleito foi encaminhado na semana passada ao ministro da Agricultura e Abastecimento, Roberto Rodrigues. “É preciso uma solução urgente para a dívida dos suinocultores, que vence em outubro. Será necessário alongá-la por, no mínimo, dois anos”, defende Goergen.

Outra reivindicação é que o governo federal estipule um preço futuro para o milho, que dê garantias ao produtor ainda nesta safra, evitando, assim, que haja redução de até 10% na área de cultivo do grão. “A redução na safra de milho teria impacto negativo em três setores, que são avicultura, suinocultura e leite”, ressalta o deputado.

Na reunião de ontem, a Comissão decidiu se unir ao pleito apresentado pelo diretor de Desenvolvimento e Agronegócios do Banrisul, Nelson Marchezan Júnior, para que o banco seja incluído entre os agentes repassadores do Pronaf Custeio, linha de crédito que só é operada no Estado pelo Banco do Brasil e pelo Sicredi. Na próxima semana, Goergen encaminhará documento ao Ministério do Desenvolvimento Agrário reforçando a posição do banco estadual. “A inclusão do Banrisul facilitaria o acesso dos pequenos produtores ao financiamento”, argumenta. A proposta recebeu apoio, também, do secretário da Agricultura, Odacir Klein.

O secretário destacou, durante a reunião, o crescimento dos negócios realizados na Expointer 2003. De acordo com o parlamentar, os cinco primeiros dias de feira registraram incremento de 170% no volume negociado em relação a igual período do ano passado.